Psicopedagogia
“A Aprendizagem abre o caminho da vida, do mundo, das possibilidades, até de ser feliz” (Visca)
A Psicopedagogia estuda as características de uma aprendizagem significativa de maneira sistêmica, facilitando os processos da educação, nos aspectos funcionais, emocionais, sociais e cognitivos, permitindo com que o indivíduo se reconheça como ser em constante evolução.
O objetivo da Psicopedagogia é prevenir, identificar, tratar e eliminar as dificuldades de aprendizagem, bem como resgatar o desejo de aprender.
O trabalho da Psicopedagogia na Clínica, passa por algumas etapas: a primeira delas ocorre quando o profissional é procurado pela família, na maioria das vezes em decorrência de um encaminhamento realizado pela escola ou médico. Então, o profissional, acolhe as informações e inicia-se o processo de avaliação psicopedagógica com testes, jogos, inventários e o contato com o colégio fazem parte deste valioso processo em busca de um eficiente diagnóstico.
A partir de uma conclusão, inicia-se o processo de intervenção, onde a psicopedagoga irá agir na dificuldade do indivíduo partindo como meio de acesso pelas suas habilidades. São encontros produtivos, que aproximam o aluno de forma individual e relacional, que ao mesmo tempo que desenvolve conhecimentos, também as constrói como pessoas pensantes, seres com paixão de autorizar-se a pensar, construir e ser.
É um trabalho terapêutico focado na aprendizagem, utilizando todos os tipos de recursos que facilitam a recuperação da capacidade de aprender de forma independente e prazerosa.